fechar

Cultura jun 22, 2022

6 destinos onde a diversidade é bem-vinda e é motivo de orgulho!

O mês de junho é o mês do ano no qual é celebrado o orgulho LGBTQ+. Orgulho de pertencer e de poder ser o que quiser! São muitos anos de história e luta mundial contra o preconceito, mas infelizmente ainda existem locais onde a discriminação acontece. Por isso, nesse artigo resolvemos falar de 6 lugares no mundo onde todos são bem-vindos e podem se sentir acolhidos!

Todos os anos esses destinos convidam cada um de nós a celebrar o amor e a deixar as cores do arco-íris falarem mais alto, afinal de contas, o mundo é um lugar de todos e tem espaço para todos! Conheça um pouco dessas histórias!

Cidade do México

A Cidade do México tem um dos eventos mais animados de toda a América Latina. Realizada anualmente há mais de 40 anos, a Marcha del Orgullo LGBTQ+ de la Ciudad de México, que começa no dia 25 de junho, toma as ruas da cidade com eventos e festas de uma semana no bairro, Zona Rosa, ou em áreas próximas, como Roma e Condesa. O destaque é para o incrível desfile Marcha de la Diversidad.

San Francisco

Com um dos maiores e mais antigos desfiles do mundo, o orgulho de São Francisco apresenta mais de 20 espaços administrados pela comunidade que incluem palcos de música, eventos comunitários, um jardim familiar LGBTQ+, um espaço Queer Youth e um palco feminino. O coração do evento é montado em torno do palco principal na parte inferior dos degraus da Prefeitura na Polk Street. A marcha de 25 de junho faz a cidade parar e ficar enfeitada com penas de néon, lantejoulas brilhantes, motocicletas Harley e muito mais.

Nova York

Nova York é sempre um bom lugar para visitar. É também uma das primeiras cidades a celebrar o orgulho e por isso possui uma enorme programação de celebrações. Além do desfile principal que acontece no dia 25 de junho e dos festivais de música, outras comemorações acontecem em bairros como West Village e Hell’s Kitchen, com muitos restaurantes, cafés e bares de propriedade LGBTQ+.

Londres

Um dos epicentros da cultura queer por centenas de anos Londres se preparou para seu 50º ano de celebrações do Orgulho LGBTQ+em 2022 com um programa de um mês de eventos de cultura LGBTQ+, incluindo teatro, dança, arte, cinema, festas e atividades. A Royal Mint até emitiu uma nova moeda de 50 pence desenhada pelo artista e ativista do leste de Londres Dominique Holmes para marcar a ocasião. O festival geralmente termina com o desfile colorido, que acontecerá no dia 9 de julho no centro de Londres, além de apresentações gratuitas na Trafalgar Square e no West End.

Berlim

Em Berlim, o Christopher Street Day (CSD) da cidade, nomeado em homenagem à rua de Manhattan onde o Stonewall Inn está localizado, tem o desfile principal em 23 de julho, bem como uma programação de um mês de tudo, desde exibições de filmes a festas de barco com o desfile final semana culminando em algumas das maiores festividades.

Amsterdã

A marcha em Amsterdã acontece de um jeito diferente, uma série de barcos flutuando no Prinsengracht. Após o desfile do Canal em 6 de agosto as celebrações acontecem na Reguliersdwarsstraat, onde uma série de bares e clubes recebem todos até tarde da noite. Outra programação imperdível é o Milkshake Festival, uma festa de dança ao ar livre em Westerpark.

Já decidiu pra qual desses você gostaria de ir? Ou será que para todos? As opções são variadas e o melhor é saber que todos são bem-vindos!

Por Marina Carvalheira — Writer na SMI

Deixe um comentário