A rede social tem se destacado nas buscas por inspirações e informações úteis para viagens em todo o mundo

Que o TikTok é uma rede que já está bastante consolidada, não há como negar. As buscas na plataforma vão desde memes a tendências, inspirações e até esclarecer dúvidas. O Google tem grande hegemonia como site de buscas. Mas não é mais possível ignorar a relevância do TikTok nesse contexto.
Segundo a Portrait of American Travelers, uma pesquisa anual da MMGY Global , uma agência de marketing de viagens e hospitalidade, cerca de 34% dos viajantes foram influenciados pelo TikTok em 2022. Isso representa um aumento de 10 pontos percentuais em relação a 2021. “A tomada de decisão inicial é onde muitos de nossos entrevistados falam sobre como o TikTok influencia suas decisões de onde ir e onde ficar, enquanto o Google […] caiu de algumas maneiras”, disse Clayton Reid, CEO global da MMGY .
Esses dados são ainda mais significativos quando pensamos que a plataforma hospeda 750 milhões de usuários mensais em todo o mundo, tornando-se a terceira maior rede de mídia social, de acordo com a Insider Intelligence.
Não à toa, inúmeras organizações de viagens tem investido tempo, dedicação e recursos para alcançar novos clientes via TikTok. Criatividade, autenticidade e a singularidade são palavras chaves na produção de conteúdo para a rede e para a descoberta de viagens.
“Decidimos criar uma conta para atingir um novo público-alvo, mas esta plataforma também nos permite atingir um público maior mais rapidamente independentemente do número de seguidores”, disse Christian Tänzler, porta-voz do Visit Berlin, que se juntou ao TikTok em agosto passado. A proposta é promover as joias escondidas na capital alemã e despertar a curiosidade dos usuários.
Diferenças com o Google

Uma das vantagens atraentes do TikTok sobre o Google é que ele não é o padrão para promover pontos de acesso, que muitas vezes sofrem com a superlotação. Em uma pesquisa para o Parque Nacional de Yosemite, por exemplo, o resultado será os principais destinos e atrações.
No entanto, acessando o perfil do parque no TikTok, o Yosemite Nation, os usuários conseguem encontrar também áreas negligenciadas pelos viajantes, como o Hetch Hetchy. “Nossa esperança é que deixe as pessoas interessadas e digam ‘Uau, precisamos ir até lá’, que é longe das áreas lotadas”, diz Jonahthan Farrington, diretor executivo do Yosemite Mariposa County Tourism Bureau.
Contas para ficar de olho no TikTok:
Algumas contas se destacam na produção de conteúdo de viagens. Os conteúdos abordam dicas e curiosidades que ajudam viajantes em todo o mundo. Mas também podem servir de fonte de inspiração para agentes de viagens produzirem seus próprios conteúdos e alcançar novos passageiros.
Texto baseado no ‘TikTok Chips Away at Google’s Dominance in Travel Discovery’ do Skift.com
Por Gabriella Rocha, writer na SMI.