fechar

Tendências jun 26, 2023

“Procrastinação” tem recorde de buscas no Google: entender x lidar

Procrastinar é uma atitude comum e totalmente humana. Aliás, é difícil encontrar uma única pessoa na face da Terra que não tenha adiado a realização de alguma tarefa pelo menos uma vez na vida. É claro que, de forma rotineira a procrastinação acaba produzindo vários problemas no trabalho, nos estudos e até na vida pessoal e familiar.

Além disso, postergar certas atividades pode se tornar um padrão de comportamento e é uma mania que, em maior ou menor grau, afeta a saúde mental. Aquilo que devemos fazer e não fazemos fica “martelando” em nossa cabeça, ocupando um espaço que deveria ser preenchido por pensamentos produtivos e agradáveis.

No Brasil, as buscas sobre o assunto aumentaram 90% em relação aos últimos cinco anos. O mundo está pesquisando como nunca pela palavra “procrastinação”, de acordo com dados do Google Trends de 1º de janeiro a 17 de maio. Os brasileiros não fogem da tendência: as pesquisas sobre o tema subiram 90% nos últimos cinco anos.

Mas, então o que fazer para melhorar ou se livrar de vez desse hábito? É importante se questionar e conhecer métodos para ajustar a forma de lidar com as tarefas cotidianas.

Motivos do adiamento: busque identificar quais são as razões mais profundas que levam a adiar a tarefa. Medo de errar/perfeccionismo, receio do que os outros vão achar do resultado, ansiedade e autossabotagem: são diversos os motivos possíveis. Ao conseguir reconhecer o que o aflige, você terá condições de trabalhar nisso e ressignificar a causa.

Organização da tarefa: você pode preparar primeiro tudo o que é necessário para fazê-la, ou dividi-la em pequenas etapas para cumprir pouco a pouco. Uma das técnicas mais conhecidas nesse sentido é a pomodoro, que consiste em trabalhar com foco e empenho por 25 minutos ininterruptos, fazer uma pausa de uns 5 minutos e depois retomar.

Mudança de perspectiva: em vez de pensar negativamente sobre a tarefa do trabalho que deve ser feita, pense nos benefícios a longo prazo da conclusão dela. Na verdade, considerar os benefícios a longo prazo o aproxima mais ainda da linha de chegada.

Evitando rótulos: chamar a si mesmo de procrastinador lhe dá permissão implícita para agir como uma pessoa digna desse rótulo e você repete o hábito de adiar tarefas. Ao observar essa parte com um olhar imparcial, você diminui a crítica a si mesmo.

Diminuição de “obrigações mentais”: se você é como a maioria das pessoas, tem uma voz implacável em sua cabeça, atormentando você com palavras opressivas, como “devo”, “deveria”, “preciso” e “tenho que” é bom substituir essa pressão por uma linguagem que reflete escolha, como “eu posso”, “eu tenho a oportunidade de”, “eu quero” ou “eu planejo”.

Controle do perfeccionismo: ser muito perfeccionista faz com que você estabeleça metas irreais. Expectativas inalcançáveis fazem você enxergar falhas até mesmo em suas conquistas. Quando você se permite cometer um erro, o produto final geralmente fica melhor do que você imaginava.

Estabelecendo prioridades: escolher um item da sua lista de tarefas que você possa realizar rapidamente e completá-lo pode dar um impulso inicial e aliviar o fardo da procrastinação. Você pode enfrentar seus compromissos de frente e cedo, em vez de esperar até o último minuto.

Dar pequenos passos: dividir o projeto de trabalho em blocos de tempo curtos, de cinco minutos, evita que você se sinta sobrecarregado pela quantidade de coisa a ser feita. Estudos mostram que dar pequenos passos ajuda você a perceber que a tarefa não é tão difícil como você pensava, permitindo que você supere a procrastinação e avance para completar a tarefa.

Trabalhe com recompensas: nosso cérebro está programado para buscar prazer e evitar dor, por isso adora uma recompensa. Essa abordagem aumenta sua motivação para que você possa aproveitar uma de suas atividades favoritas depois.

Tornar o ambiente agradável: uma mesa bem organizada e iluminada faz toda a diferença. Se a tarefa envolver algum trabalho doméstico, por exemplo é possível colocar uma trilha sonora animada para executar a atividade.

E aí? Já pensou no que fazer para concluir suas tarefas de forma tranquila e sem procrastinar?

Esse texto foi baseado no original “6 passos para vencer a procrastinação” no site da Forbes.

Por Marina Carvalheira — Writer na SMI

Deixe um comentário