fechar

Cultura nov 26, 2025

Um miniguia fora do óbvio dos mercados de Natal na Europa!

Os mercados de Natal da Europa nasceram das antigas feiras de inverno das regiões alemãs, quando moradores se reuniam para garantir mantimentos e um pouco de calor em meio ao frio intenso. Séculos depois, esses encontros evoluíram para verdadeiros cenários de magia: praças viram vilarejos de chalés de madeira, luzes se espalham pelas fachadas históricas, catedrais sob a neve, e o cheirinho das comidas típicas se mistura ao do vinho quente. Entre o fim de novembro e janeiro, dezenas de cidades europeias ganham um clima digno de cinema.

Entrando no clima natalino, reunimos 7 mercados de Natal na Europa que fogem dos roteiros mais tradicionais:

Cracóvia, Polônia

Local: Rynek Główny em Cracóvia, Polônia

Foto: Krakow Direct.

Quase 80 cabanas de madeira tomam conta da Rynek Główny, a praça central de Cracóvia, cercada por torres góticas e arquitetura medieval. No meio de tudo, uma árvore de Natal enorme ilumina o mercado, onde dá pra encontrar presentes artesanais de vidro artístico a brinquedos de madeira. A comida é um show à parte: golonka (joelho de porco assado com mel e cerveja), o famoso queijo defumado oscyoek com cranberry e o tradicional barszcz, sopa de beterraba servida no Natal. Mesmo com a praça gelada, não faltam maneiras de se aquecer, de cerveja quente e hidromel até a clássica vodca polonesa. E, a poucos passos dali, ainda se encontra uma pista de patinação n shopping Galeria Krakowska.

Gotemburgo, Suécia

Local: Liseberg em Gotemburgo, Suécia

Foto: DFSF.

Gotemburgo é um dos melhores lugares da Europa para viajar com crianças (e um dos destinos mais sustentáveis ​​do mundo), a cidade abriga o maior parque de diversões da Escandinávia, o Liseberg , onde mercados de Natal são iluminados por milhões de luzinhas cintilantes. O Blossa Ice Bar, é um bar todo feito de gelo onde você pode parar e tomar um glögg (vinho quente) bem quentinho e os mercados também são um charme, com música ao vivo, clima de après-ski e doces como marzipã. Na Vila do Papai Noel, as crianças piram na caça ao tesouro com elfos, histórias, teatrinhos e até uma trilha na floresta que leva direto à oficina do bom velhinho. Entre uma atração e outra, ainda é possível apreciar a vista na roda-gigante ou experimentar um buffet de Natal com frutos do mar, típico da região e muito amado pelos moradores.

Trento, Itália

Local: Piazza Fiera e Piazza Cesare Battisti em Trento, Itália

Foto: Trentito Cultura.

Todos os anos, Trento se transforma na “Cidade do Natal”, com ruas de paralelepípedos iluminadas e cerca de 90 cabaninhas de madeira espalhadas pela cidade. Aos pés do Castelo Buonconsiglio, vendedores oferecem queijos de ovelha e laranjas desidratadas, enquanto os Alpes criam um cenário digno de cartão-postal. As fontes decoradas com presépios artesanais são um charme à parte. E, antes de encerrar a noite, vale provar duas especialidades locais: o tortel di patate, um bolo de batata delicioso, e a treccia mochèna, um doce de frutas recheado com geleia.

Tallinn, Estônia

Local: Praça da Prefeitura em Tallinn, Estônia

Foto: Getty Images.

Além dos pratos natalinos típicos da Estônia, como morcela e repolho azedo, o mercado de Tallinn é uma vila de conto de fadas, com barracas cobertas de neve, luzes brilhando e o Papai Noel que chega em um trenó puxado por renas. O grande destaque é a árvore de Natal, exibida na praça da prefeitura desde 1441! Considerada a primeira árvore de Natal pública da Europa. Depois de explorar tudo, nada melhor que biscoitos de gengibre e um vinho quente, e uma voltinha no carrossel para completar o clima natalino.

Colônia, Alemanha

Local: Catedral de Colônia, Alemanha

Foto: Getty Images.

Com a vista da imponente Catedral gótica de Colônia, este mercado é tudo o que se espera de um clássico mercado alemão: vinho quente, artesanato e luzes por toda parte. São mais de 100 apresentações ao longo do festival, com música natalina swing, gospel, shows de fantoches e atrações para crianças. Depois de curtir a programação, é possível seguir para a Hohe Strasse e a Schildergasse, duas das áreas comerciais mais famosas de Colônia, ou patinar no gelo no Heumarkt.

Helsinki, Finlândia

Local: Praça do Senado em Helsinki, Finlândia

Foto: Travel Addicts.

O mercado de Helsinki combina tradição e modernidade, sempre com foco na sustentabilidade. Entre atividades inusitadas, como bingo valendo presunto vegano e concurso de fantasias natalinas para cães, também há momentos clássicos, como corais cantando nos fins de semana e barracas iluminadas servindo glögi, versão nórdica do vinho quente. Os destaques gastronômicos vão de queijos artesanais a nozes caramelizadas e doces recheados com geleia. E, para viver uma experiência realmente finlandesa, o mercado oferece até uma sauna unissex aquecida a lenha bem no centro da Praça do Senado.

Zagreb, Croácia

Local: Praticamente toda a cidade de Zagreb, Croácia.

Foto: Visit Croatia.

Eleito o melhor mercado de Natal da Europa entre 2016 e 2018, o Advento em Zagreb é pura magia natalina e acontece pela cidade inteira. A praça principal, Bana Jelačića, recebe as barracas tradicionais; Tomislavac vira uma grande pista de patinação; a Praça Europeia ganha concertos; e, em frente à Catedral, um presépio vivo completa o clima festivo. Nas comidinhas, vale provar os sanduíches de linguiça de porco, os charutos de repolho e o strudla, a versão croata do strudel de maçã, sempre acompanhado de um copo de rakija, a bebida nacional.


Por Verônica LiraMarketing Analyst na SMI. Texto adaptado da Condé Nast Traveller.