fechar

OTC jul 25, 2025

Castelos emblemáticos ao redor do mundo!

Símbolos de poder, defesa e sofisticação, os castelos são estruturas que atravessaram séculos como testemunhas da história da humanidade, inspiram filmes e séries, lendas e traçam a cultura de seu país.

Espalhados por diferentes continentes, eles representam marcos arquitetônicos, políticos e militares das civilizações que os construíram. Os castelos também guardam um pedaço do nosso imaginário: o poder dos reis, as estratégias da guerra, e a fantasia dos contos de fadas.

Neuschwanstein – Alemanha

Construído no século XIX por Luís II da Baviera, o Castelo de Neuschwanstein é uma das construções mais reconhecidas da Europa. Inspirado no romantismo alemão, o castelo tornou-se símbolo da arquitetura idealizada e serviu de modelo para o castelo da Bela Adormecida, da Disney. Apesar de seu visual medieval, é uma construção relativamente recente, que nunca cumpriu funções defensivas e foi concebida para contemplação e expressão artística. Neuschwanstein recebe cerca de 1,3 milhão de visitantes por ano e está disponível na OTC em um tour privativo completo!

Castelo de Neuschwanstein, Alemanha. Foto: Adobe Stock.

Castelo de Chambord – França

Localizado no Vale do Loire, o Castelo de Chambord é uma das principais expressões da arquitetura renascentista francesa. O castelo conta com 440 cômodos, 365 lareiras e 84 escadarias, é considerado um dos maiores castelos da França, este palácio renascentista foi criado para servir como pavilhão de caça do rei Francisco I e mistura elementos góticos e clássicos italianos, e que, dizem, contar até com traços do próprio Leonardo da Vinci em sua escadaria central. O tour também faz parte do portifólio OTC, combinado com outros dois castelos da região e almoço privativo.

Castelo de Chambord, França. Foto: Adobe Stock.

Alcázar de Segóvia – Espanha

Destaque na lista da CNN dos 21 castelos mais impressionantes do mundo, ele se destaca pela sua localização sobre uma colina rochosa na Península Ibérica e sua arquitetura combina elementos do estilo mudéjar e gótico, e sua forma, que lembra a frente de um navio, o torna um dos castelos mais singulares da Europa. O castelo já foi fortaleza, palácio real e até prisão, mas hoje é um centro cultural com visitas noturnas, exposições, museu militar e um cenário encantador. Nesse tour da OTC, os viajantes conhecem a cidade de Segóvia e tem a oportunidade de visitar o Alcázar.

Alcazár de Segovia, Espanha. Foto: Adobe Stock.

Castelo de Himeji – Japão

Reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO, o Castelo de Himeji é um dos exemplos mais bem preservados da arquitetura feudal japonesa, ele também é conhecido como “Castelo da Garça Branca”, por sua cor clara e estrutura elegante. Foi construído no XIV e ampliado no século XVII, o castelo é uma das mais antigas estruturas ainda existentes do Período Sengoku, era de guerra civil e instabilidade no Japão, marcada pela ascensão e queda de senhores feudais e pela busca pela unificação do país.

Castelo de Himeji, Japão. Foto: Adobe Stock.

Castelo de Bran – Romênia

Muito conhecido como o “Castelo do Drácula”, ele foi construído em um terreno rochoso e cheio de corredores e salas que realmente parecem ter saído de um filme de vampiros ou de história gótica, e é isso o que atrai tantos visitantes! Atualmente funciona como museu, com acervo ligado à história da monarquia romena, mas já serviu como fortaleza militar e posto alfandegário.

Castelo de Bran, Romenia. Foto: Adobe Stock.

Palácio Nacional da Pena – Portugal

Localizado em Sintra, o Palácio da Pena é uma das principais expressões do romantismo arquitetônico do século XIX, o castelo é todo pintado de cores vibrantes e formas ornamentadas, como um recanto perfeito de verão, foi residência da família real portuguesa durante a estação mais quente do ano e atualmente é um dos monumentos mais visitados do país. Seus jardins fazem parte da Rota Europeia de Jardins Históricos”, com caminhos sinuosos que levam à descoberta de locais de referência ou de onde se desfrutam vistas notáveis. É possível visitá-lo junto de um grupo pequeno com OTC, explorando também a cidade de Sintra e Cascais.

Palácio Nacional da Pena, Portugal. Foto: Adobe Stock.

Palácio de Potala – Tibete

Localizado em Lhasa, a 3.700 metros de altitude, foi residência oficial dos Dalai Lamas até 1959, embora tecnicamente não seja um castelo, o Palácio de Potala é uma das estruturas mais impressionantes do mundo em termos de escala e significado histórico, o palácio possui profundo valor espiritual para o budismo tibetano e é referência em todo o mundo. É um exemplo grandioso da arquitetura tibetana com templos, capelas e ornamentos ricos em simbolismo.

Palácio de Potala, Tibete. Foto: Adobe Stock.

A visita a castelos históricos oferece uma imersão única na história e na arquitetura de diferentes épocas e regiões do mundo. Cada estrutura carrega uma narrativa própria, moldada por batalhas, dinastias, crenças e transformações sociais. Seja como destinos turísticos ou objetos de estudo, os castelos continuam despertando admiração e curiosidade, mantendo viva a memória de tempos passados. Atualmente, muitos dos castelos pelo mundo foram restaurados e transformados em museus, monumentos e patrimônios culturais, atraindo milhões de visitantes todos os anos.

Dicas para se aprofundar nessas histórias

  • Visitas guiadas são ouro: cada muralha tem um segredo, cada sala esconde um drama, com um guia especializado, o viajante conhece cada segredo real.
  • Experimente noites temáticas, muitos castelos têm tours noturnos, feiras medievais e encenações históricas.
  • Não passe batido pelos canteiros e jardins, eles também fazem parte da história e complementam as construções.

Por Verônica LiraMarketing Analyst na SMI.