Quanto mais tempo eu passava em Barcelona, melhor entendia o que tornava aquela cidade tão especial. Foi vivendo a cidade no dia a dia que comecei a perceber que parte desse encanto estava nas calçadas.
Comecei a reparar nas pessoas que, assim como eu, ainda vestiam roupas de escritório e estavam pelas ruas no fim do dia. A praça estava cheia de bares. Cada um tinha seu próprio estilo, embora todos parecessem seguir uma lógica parecida: mesas espalhadas pela calçada, gente conversando sem pressa e um movimento que não parecia estar ali para receber visitantes. Não era um bairro boêmio, nem uma região especialmente turística. Eram os moradores dos prédios ao redor que frequentavam aqueles bares no fim do expediente.
A praça funcionava quase como uma extensão da casa. Sentadas em mesas simples de metal com o logo da Estrella Damm estampado, as pessoas conversavam diante de um copo de vermut. A cena me era familiar. As mesas me lembravam as de plástico da Brahma que eu estava tão acostumada a ver no Brasil. Mas algo ali parecia diferente. Talvez fosse o prato de tortilla de batatas, o cigarro despretensioso ou o ritmo das conversas que eu não entendia. De alguma maneira, comecei a perceber que aquela não era apenas uma cultura de bares. Era uma maneira diferente de ocupar a cidade.

Em Barcelona, a rua parece ser um lugar de encontro, permanência e convivência, o chamado “terceiro espaço”. O conceito, desenvolvido pelo sociólogo Ray Oldenburg, parte da ideia de que a vida cotidiana não se limita à casa e ao trabalho. Entre esses dois ambientes, existem outros lugares onde as relações sociais se constroem de maneira mais espontânea. Com o tempo, a presença constante das pessoas transforma esses espaços em pontos de referência para a comunidade, onde conversas, relações e laços de pertencimento se desenvolvem naturalmente.
Sentar em uma mesa na calçada, portanto, não era apenas uma questão de preferência. Era uma maneira de ocupar a cidade. E isso ganha um significado particular em Barcelona, onde moradores e turistas dividem constantemente os mesmos espaços.
Eu, a guiri, como os estrangeiros são chamados informalmente na Espanha, era observada com atenção, não necessariamente com hostilidade. Os moradores já estavam acostumados a dividir seus espaços cotidianos com quem vinha de fora. Ainda assim, havia pequenos sinais de que aquele espaço continuava pertencendo, antes de tudo, a quem vivia ali: uma conversa que mudava para o catalão, um garçom que cumprimentava alguém pelo nome, uma familiaridade que não se constrói em uma viagem de poucos dias.
Talvez seja justamente aí que a relação entre turismo e vida local fique mais interessante. O visitante olha para aquela praça e enxerga uma experiência a ser descoberta. Para quem mora ali, ela é simplesmente parte da rotina. E Barcelona funciona tão bem justamente porque essa vida cotidiana não desaparece completamente quando o visitante chega. Ela continua acontecendo diante dele.
Uma cidade pode ser visitada pelos seus monumentos, fotografada pelos seus cartões-postais e lembrada pelas suas paisagens. Mas é observando como as pessoas vivem que ela começa a revelar outras camadas. Em Barcelona, descobri uma delas nas ruas.
Por Maria Augusta Nascimento – Marketing na SMI.