fechar

Cultura jul 29, 2025

Esportes na bagagem! O turismo esportivo está movimentando as viagens.

Correr ao nascer do sol ao longo da Champs Elyseé, jogar futevôlei na areia de uma praia paradisíaca ou fazer uma caminhada pelo Central Park, podem parecer atividades de moradores locais, mas são os viajantes que estão buscando essas experiências. Para esses atletas culturais, o esporte é mais do que uma atividade, é lifestyle, chance de se conectar e expressar sua identidade.

É crescente a busca de turistas por maratonas ao redor do mundo, as “Big Six” — Boston, Londres, Berlim, Chicago, Nova York e Tóquio — atraem milhares de corredores anualmente, aumentando o número de visitantes e gastos nessas cidades. Corridas de longa distância são há muito tempo uma referência de condicionamento físico, mas também estão se tornando uma maneira fascinante para viajantes explorarem novos destinos.

Maratona de Berlim. Foto: BWM Berlim-Marathon 2024.

De acordo com o relatório “Ano no Esporte 2024” da Strava , a participação global em clubes de corrida aumentou 59% em 2024 e os viajantes parecem estar muito interessados em combinar esse lisfetyle com suas férias. A Accor  prevê que práticas esportivas serão uma das maiores tendências de viagens em 2025, observando um aumento de 50% nas buscas por “férias de treino”, diversas empresas já criaram grupos de viajantes focados na corrida, não só em grandes cidades mas também em aventuras off-road e no meio da natureza.

A Runcation Travel é uma empresa de aventura com sede nos EUA que oferece retiros de corrida guiados e autoguiados pela Europa e pelas Américas, sua fundadora, Liz Gill, diz que os itinerários mais procurados por seus clientes são as corridas nas Dolomitas, na Itália, Mammoth Lakes, um campo de treinamento para maratonistas nas margens do Parque Nacional de Yosemite, em San Francisco e as extensões da Patagônia Argentina.

Trilha nas Dolomitas, Itália. Foto: Loucos por viagem/Fabi Gama.

Alguns dos viajantes vão em busca desses grupos também procurando socialização e relacionamento com pessoas com lifestyle em comum, apesar da corrida ser um esporte individual, quando praticado em grupo, os atletas tendem a aproveitar mais a experiência, compartilhando superações, conquistas e a rotina da viagem. Pesquisas também mostram uma forte ligação entre corrida e bem-estar mental, com alguns indivíduos experimentando a “euforia do corredor”.

Os hotéis também estão atentos a essa nova tendência ativa, incorporando mais atividades, quadras, aulas de yoga, pilates e muito mais, criando experiências que mantenham os hóspedes em movimento e engajados. Alguns hotéis  JW Marriott fazem parcerias com clubes de corrida locais, e o The Costa Rica Collection, oferece o “Raquect Club”, clube onde membros e visitantes podem desfrutar de uma ampla variedade de atividades, cada uma focada em promover estilos de vida ativos e saudáveis e criar um senso de comunidade.

O pickleball, esporte de raquete que mistura elementos do tênis, badminton e pingue-pongue, está ganhando popularidade rapidamente entre os atletas de maior poder aquisitivo, combinando perfeitamente com resorts de luxo e bem-estar, quase 20 milhões de americanos jogaram pickleball em 2024. E alguns resorts estão se moldando para tornar esse, o esporte das férias, oferecendo quadras, jogos ilimitados, treinamentos com professores qualificados e até torneios.

Quadras pickleball no resort de Punta Mita, no Mexico. Foto: Punta Mita

O tênis é outro esporte que vem crescendo e ganhando espaço entre as gerações mais jovens, em cidades como Los Angeles, Austin e Londres, clubes de tênis modernos combinam jogos com design elegante e programação social. São lounges com painéis de madeira, coquetéis e parcerias com marcas referência, como Lacoste e Alo.

E é claro que as marcas de hospitalidade não ficariam de fora, alguns hotéis de Londres oferecem pacotes para Wimbledon com coquetéis personalizados, acomodações de luxo e transporte VIP para o All England Club. O Accor Live Limitless, oferece aos membros fiéis a oportunidade de dar lances em experiências únicas em Roland-Garros, com assentos premium, acesso VIP e hospitalidade, transformando o tênis em uma forma de entretenimento de elite e uma moeda de experiência.

Para hotéis e destinos, a oportunidade é enorme. Esses esportes atraem viajantes ricos e culturalmente curiosos, que buscam experiências significativas e costumam viajar em grupos. Grandes corridas, torneios e encontros de clubes incentivam estadias mais longas e aumentam a fidelidade por meio de visitas repetidas.