
Recentemente, a Itália surpreendeu os amantes da natureza e da história com uma notícia incrível: inauguraram uma trilha turística de 51 quilômetros pelas colinas do Prosecco, aquele lugar no nordeste da Itália famoso pelo vinho espumante com o mesmo nome. Legal, né?
A rota conecta as comunas de Vidor e Vittorio Veneto, ambas na província de Treviso. As autoridades, cuidadosamente dividiram o trajeto, que pode ser percorrido a pé em quatro dias, mas claro, você pode ajustar o ritmo ao seu gosto. — e embriaguez 🤭
Os aventureiros que embarcam nesta jornada vão enfrentar variações de altitude que chegam a incríveis 2.265 metros, passando por subidas íngremes e paisagens rurais de tirar o fôlego. E o mais legal é que durante a caminhada, podem explorar vilas super charmosas, castelos medievais e igrejas que têm mais história do que você pode imaginar. Ah, e não devem perder a chance de degustar o Prosecco diretamente dos produtores locais, essa parada é obrigatória!
Se cansar, sem preocupação. Cada uma das quatro etapas da trilha oferece serviços de alimentação e hospedagem, para relaxar e recarregar as baterias numa estadia confortável. A associação que cuida da região estima que os visitantes mais destemidos podem completar todo o percurso em cerca de 19 horas. E, para aqueles que desejam explorar ainda mais, há a opção de escolher entre cerca de 40 outros roteiros turísticos a pé.

Vale ressaltar que as colinas do Prosecco são consideradas Patrimônio Mundial da Unesco! Elas têm uma história fascinante, incluindo vestígios da Primeira Guerra Mundial, como trincheiras, túneis e postos militares. Vestígios que oferecem uma perspectiva única de conhecer a história da região.
A Associação para o Patrimônio das Colinas do Prosecco diz que a trilha tem uma dificuldade média-baixa, mas tem alguns trechos que podem exigir certas habilidades dos visitantes.
Mas, pense bem, porque as colinas do Prosecco de Conegliano e Valdobbiadene são simplesmente incríveis, cobrindo quase 9.200 hectares e incluindo aquelas vinhas em terraços que são uma obra de arte. Além das vinhas, florestas densas, vilarejos e paisagens agrícolas completam a região.
Você já se imaginou explorando as belezas das colinas do Prosecco de uma forma mais radical? Acha que o passeio vale a pena? Comenta aqui!
Por Caíque Vinícius — Writer na SMI