
Você se lembra quando todo mundo quis viajar para o Marrocos por causa de O Clone? E da moda da Turquia na época de Salve Jorge? Ou do boom do Peru com Amor à Vida e da Grécia com Belíssima? Ao longo dos anos, muitas novelas das nove influenciaram o desejo dos brasileiros de conhecer destinos que serviram de cenário. No entanto, já faz algum tempo que as séries de streaming assumiram esse papel — e em escala global. Agora, somam uma série de sucesso ambientada em um destino paradisíaco e um enredo que envolve turismo e hotelaria, o boom no turismo desse local é praticamente inevitável.
Essa é a receita da série The White Lotus da MAX (HBO), que estreou sua terceira temporada há duas semanas e já está movimentando o destino da vez: a Tailândia, mais especificamente Phuket e Koh Samui. O país já era bem promovido pelo cinema e sempre atraiu turistas interessados em visitar locações de filmes famosos, como A Praia, estrelado por Leonardo DiCaprio. Mas agora, uma nova geração de viajantes surge, e The White Lotus representa um tipo diferente de turismo — nada de jovens buscando festas em cenários paradisíacos. A série retrata milionários excêntricos tentando (ou não) relaxar em hotéis de luxo. E é exatamente esse público que a Tailândia espera atrair.
Embora a Tailândia seja um destino muito procurado por jovens e mochileiros em busca da vibrante vida noturna de Bangkok e Phuket, onde festas duram até o amanhecer, e claro fascinados pela cultura do Sudeste Asiático e pela sua deliciosa gastronomia. Além disso, não dá para ignorar que, por muito tempo, o país foi explorado pelo turismo sexual (e, infelizmente, ainda há turistas interessados em casas de ping-pong show, onde mulheres são submetidas a situações degradantes e perigosas). Mas com The White Lotus é diferente. O turismo tailandês espera atrair mais viajantes de luxo do Ocidente, principalmente americanos, onde a audiência da série é maior.

Veja o trailer da 3ª temporada: https://www.youtube.com/watch?v=bXtgVC0bZjI&t=17s
Na temporada anterior, a série se passava na ilha italiana da Sicília, em um belíssimo cenário banhado pelo Mediterrâneo, em um hotel da rede Four Seasons que, na trama, se transforma no fictício hotel da marca White Lotus. Após o final da segunda temporada, no fim de 2022, as buscas por Sicília e suas cidades aumentaram 50%, e os fornecedores locais prepararam experiências especiais, como o tour White Lotus, que teve lotação máxima no ano seguinte, em 2023.
O turismo da Tailândia já nota um aumento significativo no número de reservas e buscas por hotéis e experiências no cenário da terceira temporada da série. E o turismo local se preparou bem para isso. Segundo uma matéria do Skift, já havia aumento de 5% em reservas para a Tailândia de um DMC de luxo duas semanas antes da estreia da nova temporada. Em 2024 as reservas para Koh Samui na Viator aumentaram 30% em relação ao mesmo período do ano passado. Embora a série tenha estreado recentemente, o anúncio de que a nova temporada se passaria na Tailândia foi feito no ano passado, servindo como um gatilho para alimentar o interesse pelo destino.
O país vem se preparado para o aumento expressivo de turistas. Companhias aéreas aumentaram a frequência de voos para Phuket, e a Tailândia implementou novas regras de visto, concedendo isenção para 93 países e permitindo estadias de até 60 dias. O objetivo é facilitar a entrada e incentivar os turistas a permanecerem mais tempo, explorando não apenas as ilhas retratadas em The White Lotus, mas toda a região.
