Alguns argumentos para te convencer a ser mais solidário

Você já realizou algum tipo de trabalho voluntário? Já dedicou seu tempo para contribuir com uma causa?
Essa é a realidade de 34% da população brasileira de acordo uma pesquisa realizada pelo Idis — Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social e Instituto Datafolha, com dados de 2021.
A pesquisa Voluntariado no Brasil também aponta que em apenas duas décadas, o número de pessoas que praticou trabalho voluntário em algum momento da vida mais que triplicou, passando de 18% para 56% da população.
As possibilidades de atuação são inúmeras: instituições destinadas ao resgate e proteção animal, trabalho com refugiados, empregabilidade, direitos humanos, mulheres, esportes e mais uma série de opções.
Mas por que se dedicar a uma atividade voluntária? Hoje separamos alguns bons motivos para te convencer!
Conhecer novas culturas

Realizando um trabalho voluntário, nós sempre entramos em contato com inúmeras pessoas. Seja outros voluntários, profissionais que trabalham na instituição escolhida e pessoas que estão sendo ajudadas de alguma forma.
Esses momentos são sempre de muita troca, conversas e conexão. Nesse relacionamento, a bagagem cultural e emocional é enriquecido e, nesse caso, o crescimento individual é bem grande e o principal ganho para quem tem a oportunidade de vivenciar.
Possibilidade de fazer networking

Talvez esse seja o motivo que vem à mente das pessoas com mais facilidade. Uma vez que o voluntariado tem potencial de beneficiar até mesmo sua trajetória profissional.
Especialmente se a área de atuação das atividades realizadas for alinhada com a área profissional do voluntário. É uma possibilidade de envolvimento em causas humanitárias com algo que você tem mais do que expertise em realizar.
Por exemplo:
Você é fotógrafo e gostarias de tirar ótimas fotos como forma de apoio? As instituições estão sempre buscando boas formas de divulgação de seus trabalhos nas redes sociais e imagens profissionais podem SER mais do que úteis. Ou ainda, se você é advogado, uma das possibilidade é oferecer assistência jurídica a uma instituição.
Trabalho voluntário com viagens

E como por aqui não perdemos a oportunidade de viajar, que tal fazer uma nova viagem, conhecer novos lugares e ainda dar suporte à comunidade local de forma responsável e consciente?
Os países mais visados para esse tipo de viagens são do continente africano. No entanto, é possível encontrar instituições que necessitam de voluntários em todos os lugares do mundo. Um dos benefícios desse tipo de voluntariado, além de tudo o que já falamos nesse texto, é se desafiar em um novo idioma.
Mas nesse caso, vale um lembrete sobre uma reflexão recente que já fizemos por aqui, no texto o Último Turista.
É preciso estar consciente que o overtourism ampliou o impacto crescente sobre o meio ambiente, a vida selvagem e as populações vulneráveis em todo o mundo. Os turistas acabam destruindo as coisas que viajaram para ver, e no futuro, restará apenas na memória e nas selfies postadas em #tbt no Instagram.
Mesmo quando o objetivo da viagem é em prol de uma causa, se o cuidado e respeito necessários não forem tomados é fácil cair em uma narrativa perigosa para os destinos visitados.
Onde encontro uma causa que me identifique?

A ideia te animou? Se você ainda tem dúvida sobre quais causas ajudar e ainda não tem certeza sobre sua disponibilidade, a plataforma Atados reúne em um único lugar inúmeras instituições em todo o Brasil e ainda as vagas disponíveis em cada uma delas.
Assim fica fácil de encontrar uma que seja o match ideal com você.