Viajar de trem pela Europa sempre teve um charme especial, mas nos últimos anos ganhou ainda mais destaque. Além de ser uma alternativa sustentável e prática para se deslocar entre cidades e países, os trens noturnos de luxo estão oferecendo experiências que unem conforto, paisagens inesquecíveis e um toque de nostalgia.
Depois de um período de declínio, os sleeper trains voltaram a conquistar os viajantes. Companhias ferroviárias europeias estão investindo em novas rotas e cabines modernas, combinando a praticidade de atravessar fronteiras durante a noite com a oportunidade de acordar em um novo destino.
De Viena a Paris, Zurique a Praga ou Munique a Roma: além da mobilidade, o viajante tem a oportunidade de aproveitar um trajeto muito mais contemplativo.
Há os trens que transformam o simples ato de se deslocar em uma verdadeira experiência de luxo. O Venice Simplon-Orient-Express é um grande exemplo que oferece cabines refinadas, gastronomia de alto nível e até jantar black-tie.

Em uma rota exclusiva operada somente uma vez neste ano pelo Venice, o trajeto de Paris, na França até Portofino, na Riviera Italiana, encantou os viajantes com champagne ao partir e croissants ao nascer do sol sob a vista do Mediterrâneo, após a parada noturna para um descanso tranquilo. O restante da viagem foi com vista para o oceano, praias e palmeiras, terminando com duas noites em um hotel luxuoso em Portofino, com vista para a baía.
As linhas de Dovre e Nordland, na Noruega, também oferecem muitas vistas deslumbrantes, como o sol da meia-noite, para quem viaja em meados de maio e meados de julho quando o trem passa pelo Lago Mjøsa, e a travessia pelo Parque Nacional Dovrefjell – Sunndalsfjella, onde o viajante tem a oportunidade de avistar bois-almiscarados, montanhas e a natureza selvagem do parque.

Já o Glacier Express, apesar de não ser um trem-leito, é uma das rotas de trem mais encantadoras do mundo, percorrendo lentamente por 8 horas, de Zermatt a St. Moritz, na Suíça, no caminho percorre os Alpes Suíços, o grande atrativo é a viagem contemplativa.
Todos os vagões de passageiros contam com janelas panorâmicas que se estendem até parte do teto, para garantir que ninguém perca qualquer detalhe da paisagem. Na Excellence Class, os viajantes podem desfrutar da gastronomia mais premium, concierge, guia e um bar exclusivo.

A malha ferroviária da Europa é extensa e conecta desde grandes capitais até pequenas cidades históricas, permitindo montar roteiros personalizados.
Muitos trajetos oferecem bilhetes comuns com boa relação custo-benefício, especialmente se comprados com antecedência, enquanto os trens de luxo e noturnos exigem reservas antecipadas e maior planejamento financeiro, devido aos altos custos e alta demanda.
Por Verônica Lira – Marketing Analyst na SMI.