fechar

Tendências fev 21, 2022

Viagens como Fonte de Felicidade

E os países mais felizes do mundo

Photo by Paul Gilmore on Unsplash

O mês de março se aproxima e com ele o Dia Mundial da Felicidade (20), data definida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O que nos trouxe uma reflexão: o que nos faz feliz? O que podemos fazer para ter mais momentos felizes?

A resposta depende muito de cada pessoa e não existe uma verdade absoluta. Mas uma com certeza se destaca, inclusive com suporte da ciência. É claro que estamos falando de viagens.

Um estudo publicado no International Journal of Environmental Research and Public Health com pessoas que acabaram de voltar de férias concluiu que elas se sentiam mais descansadas, menos ansiosas e com melhor humor apenas três dias depois de voltar para casa.

Já a Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, foi além e fez uma análise comparando o nível de felicidade de uma pessoa que vai sair de férias com o de alguém que vai adquirir algum bem material. Adivinha quem é mais feliz? Quem tem férias à vista, é claro!

A sensação de felicidade que uma viagem proporciona começa antes mesmo dela começar. A partir do momento que alguém começa a planejar uma viagem, já há um aumento significativo de bom humor e bem-estar.

Mas o destino influencia na felicidade?

Melhores destinos para felicidade

Já falamos aqui como e porque San Francisco se tornou a melhor cidade do mundo em 2021.

Mas outros destinos também são reconhecidos por uma série de motivos. O World Happiness Report é publicado pela ONU anualmente com a classificação dos países mais felizes do mundo.

A lista leva em consideração dados como PIB, a assistência social, a expectativa de vida, a liberdade, a percepção de generosidade, a corrupção e a qualidade de vida dos imigrantes.

top 3 países mais felizes em 2021 tem mais uma coisa em comum: todos eles são nórdicos. Apesar de tipicamente frios, cada um tem suas particularidades que o tornam ótimos lugares para se viver e, por consequência, para visitar.

Além da chance de ver a aurora boreal, o que já é uma felicidade por si só.

3. Dinamarca

Photo by Febiyan on Unsplash

Uma série de motivos colocam a Dinamarca em segundo lugar. Entre as que se destacam estão o investimento em saúde, que chega ao 11,2% do PIB (Produto Interno Bruto), investimento em educação, que reflete em cerca de 99% dos cidadãos adultos alfabetizados, renda anual de US$ 33.518 (no Brasil, a média é de US$ 10.152 por ano) e a grande confiança nas instituições do país e nas outras pessoas.

2. Islândia

Photo by Héloïse Delbos on Unsplash

Na segunda posição do ranking, a Islândia de destaca pelo senso de solidariedade da população. Além de forte forte relação cultural, sendo um dos países que mais publica livros no mundo e o baixo índice de criminalidade o que faz com que policiais não andem armados.

1. Finlândia

Photo by Tapio Haaja on Unsplash

A Finlândia ocupa a primeira posição pelo segundo ano consecutivo e pode contar com as seguintes características que trazem mais felicidade: confiança nas medidas de combate e prevenção da Covid-19, intenso contato com a natureza, com florestas a perder de vista e ações ativas na luta contra a pobreza e desigualdades.

Por Gabriella Rocha, Writer na SMI.

Deixe um comentário