A verdade é que depois de tanto tempo em casa, as pessoas estão voltando a viajar com mais frenquência e cada dia mais animadas para conhecer lugares novos ou voltar em suas cidades preferidas.

Todos os anos a TimeOut divulga uma lista com as melhores cidades do mundo para serem visitadas. A classificação é feita com base em resultados de uma pesquisa global, onde mais de 20 mil participantes votaram em categorias como gastronomia, sustentabilidade, vida noturna, segurança, entre outros.
Fique por dentro e confira as 15 primeiras cidades da lista:
- Edimburgo
Sendo uma das cidades mais bonitas para explorar por conta dos pontos turísticos teatrais e sua arquitetura, a capital da Escócia também conta com uma variedade de restaurantes, bares e mercados para todos os gostos. Por meio de sua arte, cultura e vida noturna, a comunidade incentiva e acolhe todos os grupos e formas de auto-expressão, além de diversos festivais que retornam agora em agosto e novos estabelecimentos, como o Porto de Destilaria de Leith, a primeira destilaria vertical do país, e a Ocelot, um café de Stockbridge chocolate.

2. Chicago
A cidade de Chicago, em Illinois, Estados Unidos, foi votada como a cidade mais divertida de 2022 com oportunidades de festejar em clubes históricos e visitar diversos pontos de arte em múltiplos bairros. De acordo com a pesquisa, 96% dos moradores locais votaram em Chicago por conta de sua gastronomia, e não é por menos: a cidade conta como uma variedade de restaurantes impressionante, desde do Kasama, o primeiro menu de degustação filipino com estrela Michelin do país, até negócios independentes de comida Mexicana.

3. Medellín
Também conhecida como a ‘Cidade da Eterna Primavera’, Medellín, na Colômbia, foi votada pelos habitantes como a cidade com a melhor vida noturna, o que não é surpresa devido aos shows de artistas como J Balvin, Maluma e Karol G em bares na La 70. Além de um bom clima durante o ano todo, a cidade também proporciona uma ótima culinária e espírito de comunidade, tanto que ficou em primeiro lugar em ambas categorias com 90% e 94%, respectivamente.

4. Glasgow
Seja pela gentileza ou bom humor dos moradores, Glasgow, a maior cidade da Escócia, foi votada como a cidade mais amigável do mundo e acabou em segundo na categoria de “menos provável de ser descrita como cara” por conta de sua cena gastronômica informal. A cidade conta com restaurantes vegetarianos e veganos com bar de vinhos naturais, como o Sylvan, e outros como Crabshakk, especializado em frutos do mar a cocktails, além de um espaço verde vasto.

5. Amsterdã
A capital da Holanda foi votada como “o lugar mais fácil de expressar quem você realmente é” e a segunda mais progressiva no mundo, o que não vem como surpresa: Amsterdã vibra com arte, diversidade e tolerância, e seu clima é tranquilo. A cidade é grande o suficiente para agradar visitantes, mas pequena o suficiente para ser percorrida a pé ou por bicicleta, tanto que 100% dos habitantes disseram conseguir navegar por ela em duas rodas.

6. Praga
Sendo capital e maior cidade da República Checa, Praga foi votada como a terceira cidade mais bonita do mundo. Praga proporciona aos cidadãos uma ótima qualidade de vida, contando com diversos museus, galerias, refeições e navegação acessíveis, tanto por transporte público quanto a pé. Ainda, a paisagem não deixa a desejar: a margem recém-finalizada do rio Náplavka foi nomeada para um prêmio de arquitetura prestigioso, enquanto a ilha arborizada Střelecký Ostrov oferece vistas atemporais.

7. Marrakech
Marrakech sempre foi conhecida como um caldeirão internacional, mas agora outros aspectos fazem a cidade ser celebrada, como o senso de comunidade, criatividade e fé no futuro. Com o encerramento do confinamento trago pela pandemia de covid-19, novos estabelecimentos foram abertos na cidade de Marrocos, como a boutique Moro e o restaurante Mouton Noir, além do International Storytelling Festival que apenas deixa os visitantes desejando por mais.

8. Berlim
Não é segredo que Berlim oferece algo para todos os públicos, desde festas que duram o final de semana inteiro, shows de arte, até passeios a pé inovadores e spas. Para deixar a experiência ainda melhor, 97% dos moradores elogiaram o sistema de transporte público de Berlim — o maior número já alcançado entre todas as cidades do mundo.

9. Montreal
Com novos restaurantes, bares, arquitetura deslumbrante, hospitalidade célebre e energia mais do que positiva, Montreal, no Canadá, nunca foi um destino tão bom para viagens. E os habitantes concordam, com 93% aplaudindo a gastronomia, 82% a arte e museus, enquanto 80% também disseram ser fácil andar pela natureza.

10. Copenhague
Apesar de ser conhecida pelas padarias, Copenhague tem muito mais a oferecer, como mercados — Torvelhallerne, Broens e Reffens — e clubes que dão vida a noite agitada da cidade. Com diversos espaços verdes, a capital da Dinamarca também se orgulha pelas diversas atividades aquáticas, como: bicicletas de hidrofólio, saunas flutuantes e jacuzzis.

11. Cidade do Cabo
De caminhadas na Floresta Newlands, Floresta Cecilia e Jardim Kirstenbosch, montanhas, danças, até praias e inúmeros bares e shows, é impossível ficar entediado em Cidade do Cabo — tanto que 93% dos moradores disseram votar na cidade pela variedade de atividades que ela tem a oferecer. A capital da África do Sul ficou em segundo lugar na categoria de cidade mais linda do mundo, com 93% dos votos, além de ser declarada como a cidade mais fácil onde se relaxar, com 87% dos votos.

12. Madrid
Madrid, na Espanha, foi aplaudida não só pela diversidade de atividades, mas também pela culinária esplêndida (94%) e arte e cultura (95%), o que não é surpresa considerando os museus de alto nível que a cidade tem a oferecer, como o Prado, Reina Sofía e Thyssen-Bornemisza. Além disso, 86% dos locais disseram que a vida noturna de Madrid é excelente, enquanto apenas 1% declarou a capital como entediante.

13. Manchester
Nesse ano, Manchester ficou em segundo lugar na categoria de cidade mais amigável do mundo, perdendo apenas para Glasgow. Com suas centenas de restaurantes e bares e novos bairros, como o Ancoats e Prestwich, a cidade no Reino Unido pode ser descrito não só como progressivo e resiliente, mas também como a cidade mais fácil onde se viver. Em 2023, a cidade será casa da Factory, o maior e mais emocionante novo local de artes da Europa.

14. Bombaim
Bombaim tem um senso de comunidade (81%) como nenhuma outra cidade, com seus cidadãos criando vínculos tanto em tempos de celebração, quanto de crises. A maior e mais importante cidade da Índia atrai visitantes de todo o mundo por sua culinária, e 89% dos habitantes classificaram a vida noturna de Bombaim como alta, tanto que foi categorizada como a terceira melhor do mundo inteiro.

15. Melbourne
Após dois anos de pandemia, Melbourne voltou com tudo: dezenas de restaurantes, festivais, exibições e bares abrindo a todo o momento, a ponto de cada canto da cidade estar iluminada. Tal fato reflete nos resultados da pesquisa, com 92% dos habitantes dizendo que a cena de comida e bebida da cidade australiana está atualmente excelente.

Quer saber mais? Clique aqui e conheça a lista completa das 53 cidades.
É hora de escolher o próximo destino!
Por Marina Carvalheira — Writer na SMI