
Mais que dancinhas e trends. O número de pessoas que usa o TikTok para ver notícias não para de crescer.
Desde o boom do app chinês em 2020, o número de usuários que diz se informar pela plataforma subiu de 22% para 43% neste ano.
Quase um terço dos americanos abaixo dos 30 anos costumam rolar a For You para saber o que está acontecendo no mundo pelo TikTok. O aumento foi registrado também entre americanos de todas as idades.
Vencendo o TikTok, o X e o Facebook aparecem como as principais fontes de notícias no digital. Instagram, Reddit e até o LinkedIn também se destacam.

Faz parte de um movimento maior…
Quase o dobro de americanos prefere se informar por meios digitais do que pela televisão — 58% contra 27%. Isso ajuda a explicar o aumento da crise dos veículos de imprensa tradicionais.
Não à toa, eles buscam novas formas de aumentar a audiência — inclusive com perfis no TikTok. A competição deixou de ser entre jornais e virou, grande mídia vs. mídias alternativas.
Enquanto a tendência aumenta a diversidade de fontes de informação, com todos os gostos e opiniões, ela também preocupa, pela falta de critérios na distribuição do conteúdo.
Tanto que governos ao redor do mundo estão preocupados e até cogitando proibir o TikTok. Foi o caso recente do Nepal, que baniu o app por “desarmonia social”.
Por Caíque Vinícius — Writer na SMI