Como as redes sociais estão revolucionando os bastidores dos grandes eventos, mostrando tudo o que acontece antes, durante e depois no dia a dia das Olimpíadas.

Mês de Olimpíadas e todas as mídias estão de olho no maior evento esportivo do mundo. São anos esperando por esse momento, e os fãs de diversos esportes querem estar antenados a tudo. E é claro que a plataforma do momento, o TikTok, não ficaria de fora.
As redes sociais revolucionaram a forma de acompanhar notícias, promover eventos e até mesmo ver o mundo. Da última edição, em 2021 (há 3 anos, por conta da pandemia), até 2024, o TikTok foi a rede social que mais cresceu globalmente. Os vídeos curtos, rotineiros e diversificados conquistaram e transformaram a sociedade digital.
Uma nova era para o esporte
As redes sociais democratizaram a produção de conteúdo esportivo, aproximando-a do público e permitindo que, desde os atletas profissionais até os simples entusiastas, compartilhem sua rotina de treinos, apresentações, competições e os bastidores de suas vidas além do esporte.
Os atletas podem utilizar as plataformas para mostrar sua vida pessoal, sua rotina, hobbies e participar de diversas tendências, gerando uma conexão com o público e trazendo humanização. Além disso, isso contribui para o reconhecimento de modalidades menos conhecidas.
Os bastidores dos Jogos Olímpicos de Paris 2024
As Olimpíadas começaram agora, mas já estão bombando na internet desde o início do ano, com vlogs dos primeiros dias dos turistas que chegaram recentemente à Cidade Luz para o evento, e até mesmo pedidos de casamento na Vila Olímpica!
São diversos vídeos virais, polêmicas, danças inusitadas, testes de camas “anti-sexo”, unboxing dos kits olímpicos e os famosos “arrume-se comigo” em várias nacionalidades.
Graças às redes sociais, conseguimos acompanhar tudo o que acontece nos bastidores de qualquer lugar do mundo. E mais! Ainda podemos palpitar, compartilhar e ter muito assunto para discutir no final de semana com os amigos, já que são muitos atletas criando conteúdo.

As polêmicas do uniforme brasileiro
Foram milhares de vídeos comentando sobre o polêmico uniforme brasileiro assinado pela Riachuelo, sugestões de marcas brasileiras que poderiam reformular a coleção, além de alguns elogios e críticas.
Quando os kits olímpicos chegaram às mãos dos atletas, vieram também os vídeos de unboxing (gravação da abertura de pacotes) de diversas seleções, mostrando tudo o que eles ganharam: roupas, sapatos, mochilas, broches, entre outros itens. E mais uma vez, os vídeos dos atletas brasileiros deram o que falar. Receber o kit olímpico dentro de um saco branco?
Um vídeo de comparação viralizou no X (antigo Twitter), mostrando a diferença entre o unboxing da seleção holandesa, que recebeu uma mala com o kit, e o da seleção brasileira, que recebeu o kit dentro de um saco branco. No entanto, não demorou para o COB se manifestar e explicar que os atletas brasileiros receberiam sua mala completa em Paris.

Atletas espanhóis viralizam ao som de Pabllo Vittar
A equipe masculina de ginástica da Espanha viralizou no TikTok ao gravar a música “São Amores”, da cantora Pabllo Vittar, antes de um treino na Vila Olímpica de Paris. Os atletas medalhistas cativaram os espectadores com sua desenvoltura dançando o hit brasileiro!
Na plataforma, também encontramos vários outros vídeos das seleções participantes dançando hits internacionais, como as jogadoras de hóquei australianas ao som de “Shake It”, que já acumula mais de 1 milhão de visualizações. E o mascote da França ao som de “Alibi”, da iraniana Sevdaliza, com a participação de Pabllo Vittar e da francesa Yseult.
O amor está no ar!
O time argentino de handebol presenciou uma cena emocionante nos bastidores das Olimpíadas: o jogador Pablo Simonet pediu a jogadora de rúgbi de campo Pilar Campoy em casamento, com a presença de todos os companheiros de delegação, na Vila Olímpica. O vídeo viralizou, e os atletas argentinos presentes comemoraram muito o gesto de amor do jogador!

“A mulher da minha vida me disse sim. No lugar dos sonhos, onde tudo surgiu e onde tanto lutamos para estar. A felicidade é total, obrigado amigos/as, e poucos cúmplices por tornarem isto especial e nos dar a chance de guardar esse momento para sempre. Paris é sempre uma boa ideia!” — Disse Pablo em suas redes sociais.
Camas de papelão “anti-sexo”?
Os memes sobre as camas das Olimpíadas de Paris viralizaram nos últimos dias por serem consideradas “anti-sexo”. Feitas de papelão, supostamente sustentam menos movimentos e têm menor resistência.
Os vídeos viralizaram com atletas testando a resistência das camas, pulando e fazendo vários movimentos em cima delas. E os registros comprovam: a versão sustentável das camas é, de fato, resistente! De acordo com o Comitê Organizador, elas sustentam até 200 kg.

De acordo com um levantamento da Bites, empresa de análise de dados, o desempenho dos assuntos relacionados aos Jogos de Paris nas plataformas digitais é o melhor atualmente. E as Olimpíadas de 2024 estão só começando; vem muito mais por aí!
Por Verônica Lira — Marketing Analyst na SMI